sábado, 1 de dezembro de 2012

O arroz doce e a ilusão da simplicidade

Há coisas que aparentemente são simples mas, na verdade, não o são. Exemplo? Aparentemente é simples a manutenção de um blog culinário por alguém que cozinhe praticamente todos os dias - e mais, que gosta de cozinhar. Porém essa aparente simplicidade vai por água abaixo quando você adiciona à equação um trabalho de 40 horas semanais, um TCC por terminar (tá bom, por fazer) e uma criança pequena. Lembrando que estamos falando, além de tudo, de uma grávida que mora sozinha com a criança, tudo fica ainda mais confuso.

Assim que não é raro eu tirar a foto do prato preparado e nunca preparar o post, muito por cansaço ou por ter que fazer outras coisas. Sem contar as vezes que preparo o prato e acabo nem tirando a foto....

Esse foi o caso do arroz doce que preparei ontem para a "Festa da família" que aconteceu na creche da Manu. Fiz o doce mas não tirei nenhuma foto! Mas como a receita foi parcialmente desenvolvida por mim (parcialmente porque não tem como ser muito original se o assunto é arroz doce, gente) resolvi postar sem foto mesmo. Como esse doce não é nenhum mistério e sua consistência é bastante conhecida por todos creio que não vá haver grandes prejuízos nesse sentido.

Enfim, vamos à receita. Digo que ela é parcialmente desenvolvida por mim porquê li várias receitas na internet mas acabei fazendo uma mistura de todas (rs). Gostei bastante do resultado: não ficou doce demais e é baseada em apenas três ingredientes: o arroz, o leite e o açúcar. A canela e o leite de côco entram como complementos opcionais.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz
1 e 1/2 litros de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 xícaras de açúcar
canela em pau
canela em pó


Modo de fazer:

Comece lavando bem o arroz. Ele então vai para a panela (grande, pois o doce rende!) com um litro de leite e uma xícara de açúcar. Deixe cozinhar até quase secar, mexendo de vez em quando para não grudar. Quando o leite tiver reduzido bastante, adicione o leite de coco, 250 ml de leite e mais uma xícara de açúcar (se você não quiser usar o leite de coco, é só substituir pelo leite comum - nesse caso, são cerca de 450 ml de leite). Sempre mexendo, aguarde o leite secar mais um pouco. Prove o arroz, para ver se está bem macio. Se já estiver macio, adicione o restante do leite para "equalizar" a viscosidade do doce - se você deixar o leite secar demais, ficará consistente demais quando esfriar. Se não estiver completamente macio, vá adicionando leite até adquirir a consistência desejada - sempre lembrando de deixá-lo cremoso, mas ainda com uma calda!

Para finalizar, desligue o doce e adicione um pedaço de canela em pau. Feche a panela e deixe esfriar. Quando servir, polvilhe canela em pó por cima. Está pronto!

Eu adoro esses doces "juninos", por isso escolhi o arroz doce para levar para a festinha. E já que não tem foto do doce, tem foto da festinha - ainda no começo, com a Manu inaugurando a pista de dança:


É a Manu lá na pista, dançando o carimbó. :)

Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário