terça-feira, 7 de agosto de 2012

Salada de macarrão com molho de iogurte natural

Ontem fiz um prato que já foi um dos meus favoritos, mas que há muito eu não preparava: a salada de macarrão.

Engraçado que essa receita mudou muito ao longo dos anos. Quando aprendi a fazê-la, sempre levava atum, ervilha, milho e maionese - ou seja, abria um monte de latas e pronto (rs).

Com o tempo, fui mudando os ingredientes. Acrescentei a cenoura ralada, ervas finas e orégano, e o principal:  troquei a maionese pelo iogurte natural, o que faz a salada ganhar em leveza e em sabor. Também não é sempre que uso o atum (quase não como mais atum em lata).

Uma das coisas importantes da salada de macarrão é que ela pode mudar sempre que você precisar: é um daqueles pratos que a gente faz com o que tem na geladeira, sabe? Ontem, na minha geladeira tinha cenoura, brócolis, um resto de tomate seco que tinha sobrado do caneloni da semana passada e iogurte natural. O resultado é a salada abaixo (que, aliás, ficou muito gostosa!):

Salada de macarrão levíssima!


Ingredientes (receita para duas pessoas):

- 200 gr de macarrão (penne, parafuso ou gravatinha)
- 1 pote de iogurte natural
- 1 cenoura pequena ralada
- 1/2 xícara de brócolis picado
- 1/4 de xícara de tomate seco picado
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (sopa) de vinagre
- ervas finas, orégano, sal e pimenta a gosto


Como fazer:

- Ferva água suficiente para cozinhar o macarrão. Quando ferver, adicione o alho amassado, o macarrão e sal a gosto. Siga as instruções da embalagem de seu tipo de macarrão, para cozinhar o tempo certo.
- Depois que o macarrão estiver cozido, escorra e coloque em uma tigela grande. Acrescente a cenoura, o brócolis, o tomate seco e o iogurte. Mexa bem. Tempere com o vinagre, as ervas finas, o orégano, um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira até a hora de servir. Está pronto!

Uma receita fácil dessa é um coringa naqueles dias que você não está com muita vontade de cozinhar. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário