sexta-feira, 17 de maio de 2013

Food Revolution Day


É hoje o Food Revolution Day, idealizado pelo chef Jamie Oliver - um dia de ação global para inspirar as pessoas a mudarem sua alimentação e voltarem a comer de forma saudável.

É interessante como temos a (equivocada) impressão de que é difícil comer de forma saudável, e acabamos apelando para os industrializados, supostamente mais rápidos e mais práticos do que a comida "de verdade". É isso que o chef Jamie Oliver tenta desmistificar em seu programa (onde ensina receitas saudáveis e gostosas que podem ser feitas em 15 minutos, procurem se não conhecem, vale a pena!). E dá para fazer outras pequenas mudanças que são uma verdadeira revolução: para se ter uma ideia, leia o post da Mariana Sá, do Viciados em Colo; ela fez as mesmas mudanças que fizemos aqui em casa (só não consegui tirar achocolatado - ainda!).

São dicas de uma família que tem o mesmo dia a dia que você e eu - trabalham fora, dia apertado - e que também precisaram se educar para mudar. Gente, quem me conhece há tempos sabe: eu não vivia sem coca-cola, e passava fases inteiras vivendo à base de salgadinhos e comida pronta.

Já gostávamos de cozinhar antes das crianças nascerem, mas é claro que a mudança veio mesmo com a chegada da Manuela. Não dava para fazer qualquer coisa para a criança comer, e eu me recusava a simplesmente abrir um potinho de comida pronta (mas sim, dei o tal potinho inúmeras vezes, em viagens e saídas - hoje conheço outras opções, sorte da Lígia!). 

O resultado do esforço em mudar é que minha filha come todo o tipo verdura e legume - não gosta muito de fruta, mas toma suco numa boa (uso polpa congelada, suco de caixinha muito raramente quando no lugar que estamos não tem outra opção). Manu provou guaraná uma vez e não gostou. Tenho uma máquina de pão, então quase não compramos o industrializados. O lanche é bolo simples feito em casa (no liquidificador é rapidinho e em 30 minutos você tem um bolo!). E sim, trabalho o dia inteiro, não temos empregada... dá para fazer, gente! Basta começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário