sexta-feira, 27 de julho de 2012

Frango à espanhola (com vinho branco)

A receita de hoje - o Frango à Espanhola - eu aprendi com a minha avó. Apesar do nome pomposo, é muito simples de se fazer!

Pesquisando na internet, vi que muita gente faz esse frango cozido, mas a minha avó faz assado. Na verdade, é engraçado esse negócio de variação de receita, não é? Cada um faz de um jeito. Mas é aí que está o charme de cada cozinha! ;)

Meu frango à espanhola! :)


Antes, duas explicações sobre a foto acima:
- Gente, como é difícil tirar fotos boas à noite com a minha camerinha básica! E ainda a pilha acabou, não pude tirar várias para escolher a melhor...
- Você pode observar que na minha receita não tem pimentão, não é? Pois é, esqueci de comprar! Mas a ausência do pimentão até que não foi tão sentida assim... ficou sendo uma variação da receita! ;)

Bom, para fazer o Frango à Espanhola você vai precisar de:

- 1kg de sobrecoxas de frango
- 1 copo de vinho branco seco ou meio-seco
- tomates (eu usei tomate cereja, mas pode ser do comum)
- batatas
- pimentões
- cebola, alho
- tomilho
- sal e pimenta a gosto
- vinagre de vinho branco
- azeite extra-virgem

O preparo é simples:

- Algumas horas antes tempere o frango com alho, sal, pimenta a gosto, uma colher de sopa de tomilho (esse é o charme da receita!) e vinagre de vinho branco (umas 3 colheres de sopa de vinagre). Faça furinhos na carne para que o tempero seja melhor absorvido. O tempo? Uma manhã ou uma tarde são suficientes.

- Vamos assar o frango: para isso, acomode as sobrecoxas temperadas em um refratário. Regue com o copo de vinho branco e com o azeite extra-virgem. Feche o refratário com papel alumínio e leve ao forno médio (230 graus).

- Enquanto o frango cumpre a primeira etapa no forno, corte as batatas, os tomates e os pimentões em rodelas.

- Depois de uma meia hora no forno, o cozimento do frango já terá começado, e haverá bastante caldo no refratário. Retire-o do forno e espalhe as batatas, os tomates e os pimentões entre os pedaços de frango. Regue com o caldo formado.

- Agora é só assar até as batatas estarem assadas e o frango dourado. (aí depende do seu forno. No meu, foram mais 40 minutos!)

- Sirva em uma bela travessa (retire o excesso do caldo) com arroz branco e salada verde. Sucesso!




2 comentários:

  1. Humm... adoro frango assado. Vai para a fila! Quando voltar para a terrinha vou fazer minha receita de frango para vc... hehehe.. Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Douglas, esse frango é muito bom! E já quero provar essa receita aí!
    Bjos!

    ResponderExcluir