sexta-feira, 13 de julho de 2012

Molho de tomate caseiro

O nascimento da minha filha (Manuela, hoje com quase 2 anos) mudou muita coisa na minha vida, mas a que considero principal é a minha relação com a alimentação. Ex-consumidora de junk food assumida, mudei radicalmente a alimentação da minha casa (com algumas resistências, como a ausência de carne em algumas refeições, mas absolutamente contornável).

Uma das coisas que diminuí bastante, por exemplo, foram os enlatados e alimentos prontos em geral. O molho de tomate é um deles. Praticamente aboli o industrializado - uso apenas na pizza, a não ser que eu tenha do caseiro congelado - e sempre preparo o molho em casa mesmo. Para quem acha que é muito trabalhoso, a boa notícia: não é!

Se você estiver com pressa ou preguiça, pode fazer a versão batida do molho, que nada mais é do que colocar os tomates, cebola e temperos (cheiro-verde, manjericão, alho) dentro do liquidificador e bater. Tente uma cebola para cada 6 tomates. Pronto! Depois de batido, é só apurar.

Agora, se o molho é para aquela macarronada de domingo caprichada, vale a pena tentar a receita que aprendi em uma visita à casa da minha tia Ri. Acho que ela nem sabe que copiei a receita (rs), fui acompanhando ela fazendo o molho, e dias depois, já em casa, repeti e comprovei: uma delícia!

Macarronada com molho caseiro é coisa fina!


Vamos ao modo de fazer, então:

Primeiro, separe tomates bem maduros e vermelhos, e lave-os. Se tiver oportunidade de comprar os tomates Débora (próprios para molho), melhor. Senão, os comuns servem muito bem! Nessa receita, utilizei 7 tomates, e o resultado serviu bem 4 pessoas.

Em uma panela, ferva água o suficiente para cobrir os tomates (ainda não os coloque lá dentro). Depois que levantar fervura, coloque os tomates. Aguarde que a água volte a ferver e que os tomates comecem a soltar a pele. Cozinhe-os mais um pouco.

Retire os tomates da água e reserve-os, para que esfriem. Quando você já conseguir manuseá-los, é hora de tirar a pele (estará facílimo), e amassá-los com um garfo:

Amassando os tomates com o garfo

Depois de amassados, não tem mistério: refogue em uma panela cebola, alho e temperos a gosto (se for colocar carne ou frango essa é a hora) e acrescente a polpa de tomates. Aí é só apurar e corrigir o tempero - sal e pimenta, tomilho, alecrim, manjericão... use a criatividade para perfumar o molho!

O resultado é um molho vermelhinho e delicioso, muito superior a qualquer produto pronto. Depois que você começar a fazer esse molho em casa, não vai mais querer nenhuma latinha na macarronada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário