A receita deste pacu foi trazida pelo meu pai, que viu em algum lugar algo parecido. Não dá para dizer como era a receita original, mas a adaptada pela família é uma delícia. Hoje em dia, todo mundo faz o tal pacu, mas o Dionisio, meu marido, é um dos mais entusiasmados. O pacu desta semana foi feito por ele.
Tem mais um ponto a favor deste peixe: é fácil, fácil de fazer, e fica muito saboroso. A quantidade de ingredientes depende do tamanho do seu peixe, é claro. O que fizemos tinha 4 kg. Confira o que utilizamos:
- 4 tomates
- 1 pimentão verde
- 2 cebolas
- cebolinha e salsinha picada a gosto
- azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Você começa, é claro, limpando o pacu. Geralmente, quando compramos o peixe, ele já vem com uma boa quantidade de escama retirada (mas não toda) e sem a barrigada. Ótimo! É só tirar o resto das escamas, a cabeça e o rabo, e abrir o peixe em duas bandas. Como? Assim, ó:
As duas bandas do pacu
De qualquer forma, por ela dá para ver o que são as duas bandas do peixe (que, depois de separadas, recebem sal e limão), e também como distribuir o tempero (que é mais simples ainda de fazer: pique todos os ingredientes, misture azeite, sal e pimenta a gosto e pronto). E é isso, pessoal. Peixe na brasa até a carne ficar assada (isso você vai saber espetando o peixe, não tem jeito) e servir! Como já tem o temperinho/saladinha por cima, um arroz branco e uma salada verde resolvem os acompanhamentos.
Fácil, não?
De todo o processo, de longe, o mais difícil (para alguns) é acender a churrasqueira. Quer uma dica? Confere na foto:
Marido e o secador de cabelo/acendedor da minha mãe
O Dionisio tem certeza que o secador de cabelo foi inventado para acender churrasqueira, e só posteriormente utilizado pelas mulheres para secar os cabelos.
É isso aí! Até a próxima!
É isso aí! Até a próxima!
Ah, essa deu saudades.... beijão gnis,adorei o blog! axé.
ResponderExcluirValeu Helga! Ah, numa próxima reunião a gente assa esse peixe. ;)
Excluir